segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Produção escrita

Junte-se a um colega e conversem sobre como continuar o texto a seguir.
Depois copiem o começo da história em uma folha à parte e escrevam a continuação dela.
No final, escolham um título interessante. Seu professor vai montar um livro com as histórias da classe para circular nas outras turmas.

Leia:

" Naquela madrugada Daniel acordou. No quarto escuro, virou o travesseiro.
Era gostoso o fresquinho do outro lado. Mas, antes de pegar de novo no sono,
escutou um ruído. O que será?
Daniel, batendo os dentes, deu um pulo e se escondeu debaixo da cama.
De repente [...] "

Liliana Iacocca. Um barulho estranho.
São Paulo, Ática, 1996.


Antes de começarem a escrever, pensem:

* quais são as personagens da sua história;
* o que aconteceu depois que o menino se escondeu debaixo da cama;
* o que era o ruído;

Decidam quem da dupla ficará encarregado de ditar a história e quem a escreverá.
É importante fazer primeiro um rascunho e ler várias vezes para verificar se:

* contaram o que aconteceu depois que Daniel se escondeu debaixo da cama;
* contaram como o menino estava se sentindo nesse momento;
* contaram o que era o ruído;
* contaram o que fez Daniel parar de sentir medo;
* usaram letras maiúsculas nos nomes próprios;
* usaram o ponto de exclamação para passar emoções como raiva, medo, admiração,
alegria;
* criaram um título interessante para a história;
* tiveram dúvida na escrita de alguma palavra. Nesse caso, consultem o dicionário.

Passem a história a limpo, façam uma ilustração e assinem.
O professor vai juntar todas as produções e grampear, formando um livro.
Elejam colegas para confeccionar a capa. Ela poderá ser feita com cartolina no tamanho
adequado, ter uma ilustração, conter o título e o nome da turma que produziu o livro.