tag:blogger.com,1999:blog-11623443811049951252024-03-07T23:48:16.127-08:00Ler e interpretarPaulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-2739463355652970972011-11-14T01:51:00.000-08:002011-11-14T02:15:17.285-08:00Produção escritaJunte-se a um colega e conversem sobre como continuar o texto a seguir.<br />Depois copiem o começo da história em uma folha à parte e escrevam a continuação dela.<br />No final, escolham um título interessante. Seu professor vai montar um livro com as histórias da classe para circular nas outras turmas.<br /><br />Leia:<br /><br /><strong>" Naquela madrugada Daniel acordou. No quarto escuro, virou o travesseiro. </strong><br /><strong>Era gostoso o fresquinho do outro lado. Mas, antes de pegar de novo no sono,</strong><br /><strong>escutou um ruído. O que será?</strong><br /><strong>Daniel, batendo os dentes, deu um pulo e se escondeu debaixo da cama.</strong><br /><strong>De repente [...]</strong> "<br /><br /><em>Liliana Iacocca. Um barulho estranho.</em><br /><em>São Paulo, Ática, 1996.</em><br /><em></em><br /><em></em><br />Antes de começarem a escrever, pensem:<br /><br />* quais são as personagens da sua história;<br />* o que aconteceu depois que o menino se escondeu debaixo da cama;<br />* o que era o ruído;<br /><br />Decidam quem da dupla ficará encarregado de ditar a história e quem a escreverá.<br />É importante fazer primeiro um rascunho e ler várias vezes para verificar se:<br /><br />* contaram o que aconteceu depois que Daniel se escondeu debaixo da cama;<br />* contaram como o menino estava se sentindo nesse momento;<br />* contaram o que era o ruído;<br />* contaram o que fez Daniel parar de sentir medo;<br />* usaram letras maiúsculas nos nomes próprios;<br />* usaram o ponto de exclamação para passar emoções como raiva, medo, admiração,<br />alegria;<br />* criaram um título interessante para a história;<br />* tiveram dúvida na escrita de alguma palavra. Nesse caso, consultem o dicionário.<br /><br />Passem a história a limpo, façam uma ilustração e assinem.<br />O professor vai juntar todas as produções e grampear, formando um livro.<br />Elejam colegas para confeccionar a capa. Ela poderá ser feita com cartolina no tamanho<br />adequado, ter uma ilustração, conter o título e o nome da turma que produziu o livro.Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-50957625814203049532011-10-01T02:54:00.000-07:002011-10-01T03:15:06.515-07:00Interpretação de texto 2º anoTem fastasma no porão<br /><br /><br />Vovô sempre dizia:<br />- Liloca é uma alegria.<br />Mas bem que ela podia acabar com essa mania.<br /><br />Mania de ter medo de tudo: de barata, de trovão, de escuro<br />e, mais que tudo, de fantasma.<br /><br />Não podia ouvir um barulhinho que logo se assustava.<br />E aí, saía correndo, apavorada, gritando:<br />- Acorda, Rubião, tem fantasma no porão! [...]<br /><br />E se de dia Liloca tinha medo, de noite tinha terror.<br />Dormia com a luz acesa, enrolada no cobertor.<br /><br />Qualquer barulho que ouvia, logo pensava:<br />É FANTASMA! [...]<br /><br />Naquela noite, estavam todos esperando o jantar quando,<br />de repente, ouviram um grito:<br />- Socooooooooorro! Fantaaaaaaaaaaasma!<br /><br />Liloca entrou correndo na sala:<br />- Vo-vo-vovô, eu vi um-um-um fantas-tasma no-no-no quintal!<br />Pa-pa-passando em fren-frente da ja-ja-janela da co-co-cozinha.<br /><br />Rubião saiu para ver o que tinha assustado a Liloca e, daí a pouquinho,<br />voltou aborrecido da vida:<br /><br />- Que fantasma que nada, Liloca! Era a camisa do Vovô que, com o vento,<br />voou do varal e passou em frente à janela.<br /><br />Liloca ficou envergonhada.<br />Tinha ficado assustada por uma coisinha de nada.<br /><br /><br /><br /><em>Lílian Sypriano. Acorda, Rubião! Tem fantasma no porão!</em><br /><em>Belo Horizonte, Formato, 1987.</em><br /><br /><br /><br /><br /><br /><strong>Atividades:</strong><br /><strong></strong><br />1) Responda:<br /><br />a) Do que Liloca tinha medo?<br /><br />b) Liloca ficava com mais medo à noite ou de dia?<br /><br />c) Por que, geralmente, as pessoas têm mais medo à noite?<br /><br /><br />2) Escreva quem está falando.<br /><br />a) "- Liloca é uma alegria." R: ................................<br /><br />b) " - Acorda,Rubião, tem fantasma no porão!" R: ......................................<br /><br />3) Leia e responda.<br /><br />" - Socooooooooorro! Fantaaaaaaaaaaaasma!"<br /><br />Por que as palavras foram escritas assim?<br /><br />R:..........................................................................................................................<br /><br /><br />4) Leia e responda.<br /><br />" Vo-vo-vovô, eu vi um-um-um fantas-tasma no-no-no quintal!"<br /><br />a) Por que as palavras foram escritas assim?<br /><br />b) O que Liloca sentiu no final da história? Por quê?Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-28351610053458697092011-09-20T09:29:00.000-07:002011-09-20T09:45:58.347-07:00Interpretação de textoO porquinho feio<br /><br /><br />Era uma vez uma mamãe pata que tinha cinco filhotes.<br />Quatro deles eram os patinhos mais lindinhos, fofinhos e amarelinhos que você pode imaginar.<br />Mas o quinto era cor de rosa, tinha focinho e um rabinho enrolado.<br />"Ele é muito crescido para sua idade", pensava mamãe pata. "Será que ele é um filhote<br />de peru como todos dizem?"<br />Mamãe pata levou seus filhotes para aula de natação no lago. Todos os patinhos pularam logo na água, até o cor de rosa, apesar de ele não nadar tão bem como seus irmãos.<br />"Bem, aquele patinho com certeza não é um peru!", pensou sua mãe.<br />No dia seguinte, chegou a hora da lição de grasnar.<br />Mamãe pata soltou um QUAC e cada um de seus filhotes a imitou. Mas, quando chegou a vez do patinho cor de rosa, no lugar de QUAC, ouviu-se OINC!<br />- Ele não é um pato! - gritaram todos. - Ele é um porquinho feio, e não pertence ao nosso meio!<br />E assim dizend, enxotaram o porquinho dali.<br />Cansado, faminto e abandonado, o porquinho feio vagou durante vários dias em busca de um novo lar.<br />Mas nem um passarinho lhe dava atenção: - Suma daqui, seu porquinho feio! - gritaram, assim que o viam.<br />Um dia, o porquinho feio chegou a uma fazenda e viu alguns porcos.<br />Aproximando-se deles falou: - Eu sei que sou um porquinho feio, mas será que posso ficar aqui, morando com vocês?<br />- Um porquinho feio?! - eles exclamaram. - Você é o porco mais lindo que já vimos!<br />E, daquele dia em diante, ele viveu feliz para sempre.<br /><br /><br />Dugald Steer. Só mais uma história.<br />São Paulo, Brinque-book,1999.<br /><br /><br /><strong>Atividades:</strong><br /><strong></strong><br />1) Responda:<br /><br />a) A história O porquinho feio foi inspirada em um dos contos escritos por Hans Christian Andersen. Que conto é esse?<br /><br />b) Como, geralmente, começam e terminam os contos de fadas?<br /><br />c) A história acontece em um dia ou em mais de um dia? Sublinhe no texto os trechos que confirmam a sua resposta.<br /><br />2) Numere os fatos na ordem em que aparecem na história.<br /><br />( ) O porquinho saiu à procura de um novo lar.<br />( ) Mamãe pata ensinou seus filhotes a nadar.<br />( ) O porquinho encontrou outros animais iguais a ele e ficou feliz.<br />( ) Mamãe pata ensinou seus filhos a grasnar.<br />( ) Mamãe pata e seus filhotes mandaram o porquinho embora.<br />( ) O porquinho encontrou uma fazenda.Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-91586082578694674342011-09-20T09:05:00.000-07:002011-09-20T09:19:08.292-07:00Interpretação de texto 2º anoA minhoca e os passarinhos<br /><br /><br />Era uma vez...<br />Uma minhoca que botou a cabeça de fora para tomar ar<br />e deixou o rabo aparecendo do outro lado do buraco.<br />De repente, surgiram dois passarinhos: um pela frente, o outro por trás...<br />Um agarrou a cabeça da minhoca com o bico. O outro agarrou o rabo.<br />E cada um achou que fez um bom negócio. [...]<br />Cada um puxou o máximo que pôde para o seu lado.<br />E a minhoca foi se esticando toda. Em qual bico ela iria ficar?<br />Furiosos, os dois passarinhos começaram a se agredir e, entre tapas e bicadas,<br />acabaram largando a presa...que tratou de escapulir.<br />Adeus, gostosa minhoca!<br /><br /><br /><br />Sylvie Girardet e Puig Rosado. A minhoca e os passarinhos.<br />São Paulo, Scipione,2000.<br /><br /><br /><br /><br /><br /><strong>Atividades:</strong><br /><strong></strong><br /><strong>1) </strong>Responda:<br /><br />a) Quais são as personagens da história?<br /><br />b) A minhoca estava inteirinha fora do buraco?<br /><br />c) O que acabou com o sossego da minhoca?<br /><br />d) Os passarinhos conseguiram tirar a minhoca do buraco? Por quê?<br /><br /><br /><strong>2) </strong>Escreva quem saiu ganhando com a briga dos passarinhos e explique.<br /><br /><br /><strong>3) </strong>O que quer dizer <em>escapulir</em>?Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-64295840091441819012011-08-20T02:28:00.000-07:002011-08-20T02:30:36.179-07:00Trava-língua
<br />
<br /><span style="font-size:130%;">Ninho de Mafagafos</span>
<br /><span style="font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-size:130%;">Num ninho de mafagafos</span>
<br /><span style="font-size:130%;">há cinco mafagafinhos.</span>
<br /><span style="font-size:130%;">Quem os desmafagafizar,</span>
<br /><span style="font-size:130%;">bom desmafagafizador será.</span>
<br /><span style="font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-size:130%;">A rata</span>
<br /><span style="font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-size:130%;">A rata roeu a rolha</span>
<br /><span style="font-size:130%;">da garrafa da rainha.</span>
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />
<br />Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-224356686981279702011-08-20T02:25:00.000-07:002011-08-20T02:28:08.497-07:00Trava-língua
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;">Arara da Iara</span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;">Iara amarra</span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;">a arara rara</span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;">a rara arara</span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;">de Araraquara.</span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;">Tatu</span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;"></span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;">- Alô, o tatu taí?</span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;">- Não, o tatu num tá.</span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;">Mas a mulher do tatu tando,</span>
<br /><span style="font-family:arial;font-size:130%;">é o mesmo que o tatu tá.</span>
<br />
<br />
<br />
<br />Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-18796950850474514502011-07-18T03:19:00.000-07:002011-07-18T03:21:38.216-07:00Trava-língua<strong><span style="font-size:130%;">Gato</span></strong><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Gato escondido</span><br /><span style="font-size:130%;">com rabo de fora</span><br /><span style="font-size:130%;">tá mais escondido</span><br /><span style="font-size:130%;">que rabo escondido</span><br /><span style="font-size:130%;">com gato de fora.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><strong><span style="font-size:130%;">Retreta</span></strong><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Quando toca a retreta</span><br /><span style="font-size:130%;">na praça repleta</span><br /><span style="font-size:130%;">se cala o trombone</span><br /><span style="font-size:130%;">se toca a trombeta.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span>Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-40842866736265430082011-07-18T03:17:00.000-07:002011-07-18T03:19:30.030-07:00Trava-língua<strong><span style="font-size:130%;">Pintor Português</span></strong><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">- Paulo Pereira Pinto Peixoto,</span><br /><span style="font-size:130%;">pobre pintor português,</span><br /><span style="font-size:130%;">pinta perfeitamente</span><br /><span style="font-size:130%;">portas, paredes e pias,</span><br /><span style="font-size:130%;">por parco preço, patrão.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><strong><span style="font-size:130%;">Pedro</span></strong><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Se o Pedro é preto,</span><br /><span style="font-size:130%;">o peito do Pedro é preto</span><br /><span style="font-size:130%;">e o peito do pé do Pedro é preto.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span>Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-9134104211896891532011-07-16T04:08:00.000-07:002011-07-16T04:16:15.953-07:00Texto 2º ano<strong><span style="font-size:130%;">Xodó e Aleixo</span></strong><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Aleixo tirou uma bela ameixa da caixa e disse a irmãzinha:</span><br /><span style="font-size:130%;">- Xandoca, come esta ameixa!</span><br /><span style="font-size:130%;">Xandoca foi morder a ameixa, mas Aleixo puxou a fruta e</span><br /><span style="font-size:130%;">estendeu o dedo.</span><br /><span style="font-size:130%;">Xandoca ficou muito sem graça.</span><br /><span style="font-size:130%;">Aleixo foi fazer o mesmo com Xodó.</span><br /><span style="font-size:130%;">Xodó é um papagaio muito bravo.</span><br /><span style="font-size:130%;">Aleixo ofereceu ameixa a Xodó.</span><br /><span style="font-size:130%;">Xodó abriu o bico, mas Aleixo puxou a ameixa</span><br /><span style="font-size:130%;">e estendeu o dedo.</span><br /><span style="font-size:130%;">Xodó bicou o dedo de Aleixo com toda a força.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><em><span style="font-size:130%;">Lucina M. M. Passos.</span></em><br /><em><span style="font-size:130%;"></span></em><br /><em><span style="font-size:130%;"></span></em><br /><em><span style="font-size:130%;"></span></em><br /><strong><span style="font-size:130%;">Atividades:</span></strong><br /><strong><span style="font-size:130%;"></span></strong><br /><strong><span style="font-size:130%;"></span></strong><br /><span style="font-size:130%;">1) Escreva no caderno o nome de cada personagem.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">2) Escreva no caderno a fala de Aleixo. Use travessão.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">3) Responda:</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">a) Por que Xandoca e Xodó não comeram a ameixa?</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">b) O que fez o papagaio?</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">c) De qual personagem você gostou mais? Por quê?</span><br /><span style="font-size:130%;"></span>Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-59993160234355774482011-07-16T03:53:00.000-07:002011-07-16T04:06:20.262-07:00Interpretação de texto 2º ano<strong><span style="font-size:130%;">Quem mora?</span></strong><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Quem mora na casa torta?</span><br /><span style="font-size:130%;">Sem janelinha e sem porta?</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Um gato</span><br /><span style="font-size:130%;">Que usa sapato</span><br /><span style="font-size:130%;">E tem retrato</span><br /><span style="font-size:130%;">No quarto?</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Uma florzinha</span><br /><span style="font-size:130%;">Pequenininha</span><br /><span style="font-size:130%;">De sainha</span><br /><span style="font-size:130%;">Curtinha?</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Um elefante com rabinho de barbante?</span><br /><span style="font-size:130%;">Um papel de óculos e chapéu?</span><br /><span style="font-size:130%;">Um botão que toca violão?</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Um pente com dor de dente?</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Quem mora na casa? Quem?</span><br /><span style="font-size:130%;">Invente depressa alguém.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><em><span style="font-size:130%;">Maria Mazetti.</span></em><br /><em><span style="font-size:130%;">In: Manual de alfabetização, Sec.</span></em><br /><span style="font-size:130%;"><em>Rio de Janeiro,1981</em>.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><strong><span style="font-size:130%;">Atividades:</span></strong><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">1) Escreva o título da poesia.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">2) A poesia fala de uma casa diferente. Faça o desenho da casa.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">3) Copie da poesia as palavras que terminam da mesma forma:</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">ga<strong><span style="color:#3366ff;">to</span></strong> elef<strong><span style="color:#3366ff;">ante</span></strong> p<strong><span style="color:#3366ff;">ente</span></strong> florz<strong><span style="color:#3366ff;">inha</span></strong></span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">bot<strong><span style="color:#3366ff;">ão</span></strong> q<strong><span style="color:#3366ff;">uem</span></strong></span><br /><strong><span style="font-size:130%;"></span></strong><br /><strong><span style="font-size:130%;"></span></strong><br /><span style="font-size:130%;">4) Responda no caderno:</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Você gostou da poesia? Por quê?</span><br /><span style="font-size:130%;"></span>Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-18901180520341590892011-07-16T03:48:00.000-07:002011-07-16T03:51:51.737-07:00Trava-língua<strong><span style="font-size:130%;">Pardal pardo</span></strong><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">- Pardal pardo, por que palras?</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">- Palro sempre e palrarei,</span><br /><span style="font-size:130%;">porque sou o pardal pardo,</span><br /><span style="font-size:130%;">o palrador d'el-rei.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><br /><br /><br /><strong><span style="font-size:130%;">Pinto</span></strong><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">O pinto pia,</span><br /><span style="font-size:130%;">a pipa pinga.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Pinga a pipa,</span><br /><span style="font-size:130%;">o pinto pia.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Pinto pia,</span><br /><span style="font-size:130%;">pipa pinga.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Quanto mais o</span><br /><span style="font-size:130%;">pinto pia</span><br /><span style="font-size:130%;">mais a pipa pinga.</span>Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-72946295611349763742011-07-16T03:41:00.000-07:002011-07-16T03:45:52.018-07:00Trava-língua<strong><span style="font-size:130%;">Tempo</span></strong><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">O tempo perguntou pro tempo</span><br /><span style="font-size:130%;">quanto tempo o tempo tem.</span><br /><span style="font-size:130%;">O tempo respondeu pro tempo</span><br /><span style="font-size:130%;">que o tempo tem tanto tempo</span><br /><span style="font-size:130%;">quanto tempo o tempo tem.</span><br /><br /><br /><br /><br /><br /><strong><span style="font-size:130%;">Tigres tristes</span></strong><br /><span style="font-size:130%;"></span><br /><span style="font-size:130%;">Três pratos de trigo</span><br /><span style="font-size:130%;">para três tigres tristes.</span><br /><span style="font-size:130%;"></span>Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-1162344381104995125.post-87566857774753670772011-07-13T16:16:00.000-07:002011-07-13T16:25:08.232-07:00DicasÉ comum encontrarmos pessoas se queixando de que não sabem interpretar textos.<br /><br />Dicas para você analisar, compreender e interpretar:<br /><br />* Crie o hábito da leitura;<br /><br />* Procure no dicionário o significado de palavras desconhecidas;<br /><br />* Adicione palavras novas no seu vocabulário;<br /><br />* Faça palavras cruzadas;<br /><br />* Leia todo o texto com paciência;<br /><br />* Fique atento com a pontuação;<br /><br />* Leia o texto quantas vezes achar necessário;<br /><br />* Partir o texto em partes para melhor compreensão;<br /><br />* Leia com atenção o enunciado de cada questão antes de responder.Paulinhahttp://www.blogger.com/profile/02016445021692403982noreply@blogger.com0